Estrada de Damasco

O percurso e o destino

September 20, 2006

Seguindo o Papa

A Casa de Sarto dá-nos um excelente texto que põe bem em evidência a verdadeira importância do discurso do Papa em Ratisbona.
-----x-----
S.S. o Papa parece estar definitivamente a realinhar a Igreja, a «virar a proa na direcção da onda». Está a pôr fim a um certo clima de contemporização e relativismo que existiria dentro da própria Igreja; está a fazer por debandar um certo espírito de relaxe de que muitos leigos parecem padecer; tudo isto, investindo numa total afirmação da Fé perante o mundo e invectivando os católicos a assumir (por inteiro!) as duras exigências que ela traz.
Ora, esta nova abordagem está a produzir um resultado a todos os títulos inédito na história da Igreja desde há centenas de anos: pela primeira vez desde a Reforma, a Igreja volta a marcar os acontecimentos em vez de ir atrás dos acontecimentos. Não só a Igreja está a passar a conduzir o diálogo inter-religioso, como está fortalecendo a interpelação cristã ao mundo ocidental.
-----x-----
Naturalmente, este novo movimento gera um certo mal-estar. Desde logo, entre alguns católicos, que se vêm confrontados com a necessidade de sairem do seu acomodamento para enfrentar um mundo que lhes é hostil.
As demais confissões cristãs são também interpeladas a reflectirem na (em tempos perdida) Unidade da Igreja. E aparentemente com sucesso, como comprova o recente diálogo estabelecido com Igrejas ortodoxas.
-----x-----
O mundo islâmico acaba por ficar talvez na pior posição: fica a saber que o mundo ocidental não é terra árida de relativismo e indecisão que facilmente se conquistará, mas um mundo onde existe uma forte afirmação de vontade.
-----x-----
S.S. o Papa afirmou que «nós somos fortes». Mas também pediu que o acompanhássemos, porque sozinho não será capaz. Juntemo-nos a ele.

4 Comments:

Blogger Paulo Cunha Porto said...

Amen.
Abraço.

8:41 AM  
Blogger DTS said...

Caro Jagoz, Paz e Bem.
Muito gostei eu de descobrir este blog, que se inspira na sabedoria e espiritualidade de Sto. Inácio.
Quando a mim, Santo Inácio teve, e continua a ter, um papel importantíssimo no Cristianismo. Através dos Jesuítas (pelos quais recebo catequese) e e através dos quantos que aprendem com os seus Execícios Espirituais ou com a sua "Autobiografia".
Por tudo isto, gostei deste espaço, que adiciono aos favoritos da minha Fides Intrepida.
Um abraço em Cristo,
Diogo

12:51 PM  
Blogger vs said...

Muito bem.

3:04 AM  
Blogger Paulo Cunha Porto said...

Meu Caro Jagoz:
No dia do aniversário de Santo Inácio, também véspera daquele em que se comemora o Menino, permita-me abraçá-Lo, desejando um Santo Natal e a Todos os Seus.

1:32 PM  

Post a Comment

<< Home